sexta-feira, 18 de junho de 2010

Risoto de Aspargo e Frango


Peguei gosto por risotos. Ainda mais que fazendo eles em casa, podemos usar bem menos gordura que naqueles servidos nos restaurantes. Eu continuo tentando de todas as formas tornar as minhas refeições mais saudáveis. Diminuir a gordura é a primeira parte, usar ingredientes frescos é a segunda, diminuir a quantidade das porções é a terceira :) E mesmo em constante cuidado com o meu peso, o risoto faz parte do nosso cardápio semanal aqui em casa, exatamente por ser uma versão saudável do mesmo :) Espero que esse agrade!

Risoto de Aspargos e Frango
Para 2 pessoas

1 xícara de arroz carnaroli (ou arbóreo)
2 colheres de sopa (rasas) de manteiga
1/2 cebola picada
1 cálice de vinho branco seco
50g de grana padano ralado (ou parmesão)
700ml de caldo de frango (usei um dadinho de caldo de frango)
250g de peito de frango
300g de aspargos frescos (pode ser em conserva também)
2 colheres de sopa de creme de leite
Sal à gosto
Salsinha picada opicional.

Primeiro preparei os aspargos. Comecei retirando a parte mais fibrosa deles, uns dois dedinhos da base. Se você envergá-lo, ele quebrará na parte certa :) Essa parte fibrosa, pode ser aproveitada para um caldo ou creme de aspargos. Depois disso, descasquei logo abaixo da pontinha dele. 


Separei as pontas, e cortei o resto em rodelas. Aferventei por 5 minutos em água e sal (deve ser al dente). Reservei. Cozinhei o frango no caldo de frango (ou legumes), desfiei-o grosseiramente e reservei o caldo do cozimento.


Em uma panela coloquei uma colher de manteiga e a cebola. Deixei fritar um pouco e acrescentei o arroz. Deixei fritar mais um pouco e acrescentei o vinho. Mexi e esperei o vinho evaporar. Quando evaporado comecei a acrescentar o caldo do cozimento do frango, aos poucos, com a panela em fogo médio. Mexi de vez em quando e não deixei o arroz secar nunca.


Provei um pouquinho do arroz, quando ele ainda estava durinho, acrescentei os aspargos e o frango (separei algumas pontas do aspargo para enfeitar). Mexi tudo novamente e continuei acrescentando o caldo de frango.


Provei novamente, quando o arroz estava al dente, juntei o grana padano e depois a outra colher de manteiga. Mexi vigorosamente para que ficasse bem cremoso e por sugestão do meu pai, acrescentei duas colheres de sopa de creme de leite, o que deixou o risoto ainda mais cremoso. Perfeito!


Prontinho, sirva imediatamente! :)


Beijos,

4 comentários:

Mirelle Matias disse...

Oi Aline, acabei de descobrir o seu blog e adorei. Vc coloca fotos do passo a passo e nao sabe como isso facilita a vida da gente! Eu moro na França e ano que vem começo a estudar culinaria no Instituto Paul Bocuse aqui em Lyon. Tb escrevo um blog sobre a vida na França, te convido a conhecer:

www.13anosdepois.blogspot.com

Semana qye vem vou tentar esse risoto, tomara que fique gostoso como ficou bonito na foto! Vou continuar de olho por aqui!

Beijos e parabéns!

Aline disse...

Oi Mirelle! Bem vinda :) O bacana do passo-a-passo é que permite que todos façam. Não tem segredo né? Nunca cozinhou? Com as etapas certinhas, vai cozinhar!

Que legal!!! Nossa, posta tudo que puderes das aulas no teu blog, assim podemos desfrutar um pouco das preciosidades francesas. Ano passado eu e meu marido moramos em Paris, mas só por 6 meses (para ele concluir um curso). Amei a frança. Amei as feiras :)

Já estou visitando o teu blog!
Bom proveito com a receita!

Beijos, Aline.

Unknown disse...

Adorei a receita. Fiz e ficou mto bom Aline. :)

Aline disse...

Que bom Mariana! Faz tempo que não posto receitas, mas não paro de cozinhar :) Beijos

Postar um comentário